O período em que a paróquia ficou sem padre. (1970-1972)

domingo, 16 de novembro de 2008

Com a saída de Mons. Gerson a paróquia ficou cerca de 2 anos sem um vigário. No final de 1970, D. Pascásio passa 4 dias na paróquia realizando crismas depois de uma preparação feita pelas irmãs Vincentinas do Patronato. E era constantemente interpelado pelo pedido: “D. Pascásio, dê-nos um padre”. Contudo, o bispo recém-chegado e contando com apenas 2 padres diocesanos estava impossibilitado de atender o clamor do povo. Pedia aos pedreirenses que rezassem muito, pedindo a Deus que mandasse um novo pastor. Foi nessa época que começou as novenas às terças-feiras a N. Sra. do Perpétuo Socorro, por iniciativa da Sra. Nair Garcez Teixeira, novena essa que ainda hoje é feita na igreja matriz.

Apesar da lamentável situação de não ter um padre, a paróquia experimentou um momento de graça, pois os leigos passaram a assumir ativamente os trabalhos pastorais, fazendo as celebrações dominicais na matriz e nos bairros, promovendo comemorações que se estendiam até as comunidades do interior. Povo guarda com muito carinho a lembrança do Sr. Rui Nery, um protestante convertido que carregava a bandeira da evangelização.

Mesmo sem um padre para nos enviar, o Bispo anunciou a vinda de duas irmãs catequistas Franciscanas, e o Frei Celso Schollmeyer que cuidou da reforma da casa paroquial para abrigar as irmãs, que se instalaram em Pedreiras no dia 04/04/1971.

Os frades franciscanos constantemente vinham dar assistência na paróquia, mais notoriamente o Frei Bruno Hueser e o Frei André Otto.