Padres

segunda-feira, 17 de novembro de 2008
 ATUAIS:
Pe. Valdenício Antonio da Silva, NDS
(6° Pároco)

Professou os votos perpétuos em 25 de outubro de 2002 e foi ordenado presbítero em 4 de julho de 2005.



 Pe. José Geraldo Teófilo da Silva, nds
(Vigário Paroquial)


É natural de Taperoá (PB). Ingressou em Sion em 2004. Professou os votos perpétuos no dia 23 de outubro de 2009 e foi ordenado presbítero no dia 22 de janeiro de 2011 em Arujá (SP).


ANTERIORES:

Pe. Wagner Ferreira Pereira, NDS
(Administrador Paroquial)


Wagner Ferreira Pereira, sacerdote religioso, nascido aos 17 de agosto de 1975, na cidade de Sorocaba-SP. Batizado aos 21 de dezembro de 1975, na comunidade Santa Filomena, hoje Paróquia Nossa Senhora da Consolata, e crismado aos 03/12/1991, fez seus estudos primários pelo Colégio Universitário – SP, professou seus votos temporários em 20/01/2002,  e quatro anos mais tarde, os perpétuos, sendo em 21/10/2006. Ordenado diácono em 03/02/2007. Foi ordenado padre da Igreja Católica aos 19 de janeiro de 2008, na Paróquia de São João Batista, Votorantim – SP, pertence à Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion. Depois de um mês de ordenado sacerdote foi enviado a Pedreiras – MA no dia 25 de fevereiro do mesmo ano onde desenvolve seus trabalhos pastorais até os dias de hoje. Formado em Direito Processual e Matrimonial Canônico pela Universidade Católica de Pernambuco e juiz auditor na Câmara Eclesiástica de Bacabal – MA; Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de São Luis – MA, Licenciatura plena em Filosofia pela USC Universidade do Sagrado Coração, bacharel em Teologia pela PUC-SP; Formado em Cultura e língua francesa pelo Institut Catholique de Paris, França; formado em língua e cultura hebraica pela Milah – The Jerusalem Insitute for Education; Licenciatura plena em Administração de Empresas e religiosa, pela PUC-SP. Como seminarista morou em Castro no Paraná no ano de 1998, em seguida foi para Mogi das Cruzes onde ficou no Noviciado e em seguida foi para o Ipiranga para estudar Teologia no ano de 2004.


Pe. José Alberto de Carvalho Saturnino
(5° Pároco)


Filho de uma imigrante cearense e um lavrador do Maranhão, nasceu o Pe. José Alberto, em Sitio Novo, povoado que fica a seis km de Pedreiras. Seus pais Raimundo Florentino Saturnino e Maria Leonite de Carvalho Saturnino tiveram três filhos antes do Pe. José Alberto, sendo este, o primeiro a sobreviver à “Mortalidade Infantil”. Nasceu no dia 02 de junho de 1959. No dia 12 de julho já recebia o batismo; foi crismado por D. Pascásio Retler no dia 25 de novembro de 1973, e em 21 de junho de 1973, dia de Corpus Cristi  fez sua primeira comunhão.
Seus estudos foram iniciados no Povoado Sitio Novo; em seguida estudou no Colégio Paula Franssineti, concluindo o primeiro grau no Colégio Corrêa de Araújo. O segundo grau, José Alberto fez no Colégio Olindina Freire.
Foi um dos fundadores do Clube Vocacional Santa Terezinha, em 09 de março de 1981. Ingressou, juntamente com seu colega Edilson Macedo no Seminário Regional do Nordeste I -Fortaleza- CE, onde recebeu a formação presbítera e os conhecimentos de Filosofia e Teologia, no ITEP (Instituto Teológico Pastoral). O rito de admissão foi realizado na Capela do Seminário de Fortaleza, no dia 25 de novembro de 1983. Os ministérios de Leitor e Acólito lhes foram dados por D. Pascásio, na igreja de São Francisco (Mutirão) Pedreiras-MA, em 14 de Julho de 1985.
No dia 26 de julho de 1987, a sua primeira missa na matriz de São Benedito, em 29 do mesmo mês, em Sitio Novo, sua terra natal.
Em 1998, o Pe. José Alberto assumiu a Paróquia de São Benedito, constituindo-se o segundo pedeirense a ficar a frente da Matriz. No final de 2007, o Pe. José Roberto foi transferido para a cidade de Bacabal-MA.

Pe. José Edilson Soares Macêdo
(4° Pároco)

Nascido na cidade de Pedreiras a 10 de agosto de 1962, seus pais legítimos são Valdemar Lopes Macedo e Maria Soares Macedo, que faleceu após o parto.
Pe. Edílson Soares Macedo foi criado pelos adotivos Raimundo 
Lopes Macedo e Melhervina Cantanhede Macedo, desde do primeiro dia de nascido.

Foi batizado no dia 08 de dezembro de 1963, na Igreja de São Benedito, onde 24 anos mais tarde vinha a celebrar a sua primeira missa. A primeira comunhão foi realizada em 1973, o sacramento da crisma foi realizado no dia 05 de junho de 1977, por D. Pascásio Retler, Bispo que Bispo que mais tarde lhe ordenaria Presbítero.
Seus estudos foram iniciados no Jardim Maria Quitéria, onde foi alfabetizado. Em 1970 iniciou o primeiro grau no Grupo Escolar Newton Belo; em seguida estudou no colégio Corrêa de Araújo, concluindo o segundo grau no colégio Olindina Freire.
Quando a Paróquia de São Benedito festejava o Centenário do Padroeiro, em 1978, agregou-se ao Clube Vocacional Santa Terezinha. Aos 09 de março de 1981 ingressou, juntamente com seu colega José Alberto de Carvalho Saturnino, no Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza-CE. No ITEP (Instituto Teológico Pastoral), cursou: Filosofia e Teologia em 1986. Foi o primeiro acólito da Paróquia a se tornar padre.
Aos 25 de julho celebrou, em Pau d’Arco, comunidade rural onde mora seu pai legítimo, sua primeira missa. Aos 27 de setembro de 1987, após percorrer todas as CEB’S da Paróquia de São Benedito, recebeu a provisão de Pároco de Paulo Ramos, sendo no mesmo dia empossado. Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Paulo Ramos permaneceu até assumir a Paróquia de São Benedito, 1994.
Padre Edilson Macedo foi o primeiro Pedreirense a assumir a responsabilidade de conduzir e Paróquia onde teve suas primeiras iniciações religiosas. Ficou à frente da Paróquia até 1998, quando foi transferido para igreja de Santana, em Bacabal-MA. Atualmente Edilson Macêdo é professor universitário.

Pe. Jacinto Furtado de Brito Sobrinho
(3° Pároco)

Nasceu em Bacabal-MA, aos 16 de junho de 1947. Filho de Pedro Furtado de Brito e Maria Inês Ribeiro Brito. O primeiro dos cinco filhos do casal.
Foi batizado na igreja de Santa Terezinha, em Bacabal, aos 26 de outubro de 1947. Na mesma igreja foi crismado e, em oito de maio fez sua primeira comunhão.
Os cursos: primário e ginásio foram realizados no Colégio Nossa Senhora dos Anjos, em Bacabal. Em 1963, a convite de Frei Solano Kuhn, ofm, diretor do ginásio, ingressou no Seminário Franciscano de Santo Antônio, em Campina Grande-PB. Em 1966, cursou o primeiro ano de Filosofia no Seminário Regional do Nordeste, em Recife-PE, onde concluiu os cursos de: Filosofia e Teologia.
Das mãos de D. Pascásio Retler, Bispo Diocesano, recebeu, aos 15 de janeiro de 1972 a Ordenação de Presbítero. As cerimônias litúrgicas foram presididas por Dom Pascásio; realizadas na Paróquia de Santa Terezinha, exceto os ministérios que lhe foram conferidos na capela do Seminário Catequético da Paróquia de São Francisco (Bacabal-MA ).
Nomeado pároco da Igreja de São Benedito, apenas dois meses de se ordenar padre, foi uma responsabilidade grande, porém o reconhecimento da comunidade não demorou a acontecer: em 15 de julho de 1973 a Câmara Municipal lhe concede um titulo de cidadão Pedreirense, num gesto de acolhimento da comunidade ao seu
novo Pastor. 
Padre Jacinto foi o criador de quase todos os grupos da Igreja de São Benedito. Esteve frente a Paróquia até 1994, quando foi nomeado Reitor do Seminário Santo Antônio, em São Luís, onde ficou até se tornar Bispo de Crateús, CE, em 1998. Desde maio de 2012 é Arcebispo Metropolitano de Teresina/PI.

Monsenhor Gerson Nunes Freire
(2° Pároco)

Nasceu em Grajaú, chegou ao mundo no dia 08 de setembro de 1909, filho de Feliciano Antônio Freire e Olindina da Costa Nunes Freire. Com oito anos de idade passou a residir em Coroatá - MA, em 04 de março de 1917, onde fez cursos preparatórios de Filosofia e Teologia.
A ordenação Presbiterial lhe foi conferida por Dom Severino Vieira de Melo em 16 de dezembro de 1934. Na capela do seminário celebrou sua primeira missa: em 17 de dezembro.
Aos 02 de maio de 1948, tomou posse no Paróquia de São Benedito de Pedreiras o seu segundo pároco: Cônego Gerson Nunes Freire. Seu paroquiato durou vinte e um anos e seis meses; teve como cooperadores:
- Pe. José Ribamar de Carvalho (1948 a 1951)
- Pe. Benedito Alves Cutrim (1951 a 1953)
- Pe. Antônio Wiliam Fontoura (1953 a 1957)
- Pe. Wilson Nunes Cordeiro (1957 a 1960)
- Pe. Francisco Carneiro Soares (1960 a 1962)
- Pe. Luís Mário Lula (1962 a 27/11/65)
Monsenhor Gerson quando assumiu a Paróquia encontrou o templo erguido, mais faltando o acabamento. Trabalhador incansável, homem de resoluções, tratou imediatamente de revestir a igreja por dentro e por fora, colocar azulejo na torre e fazer os patamares.
Com profícuas realizações no campo social, contam-se entre outras: A Voz do Mearim, o “Cine Mearim”, o Ateneu Pedreirense, Liderança da Colonização Marianópolis. E, em espacial, a direção do Colégio Corrêa de Araújo.
Aos 19 de dezembro de 1969 desligou-se da Paróquia, numa espécie de aposentadoria, passando a residir em São Luís e dedicando-se a uma fazenda de propriedade da família, nas proximidades de Vargem Grande. Monsenhor Gerson Nunes Freire veio a falecer em 22 de julho de 1982.


Pe. Cincinato Ribeiro Rego
(1° Pároco)

Nasceu no Rio Grande do Norte, no dia 21 de julho de 1907, na localidade denominada Mereijo, a qual pertence à Paróquia de São Miguel de Pau dos Ferros, diocese de Mossoró. Filho de Ezequiel Ribeiro da Silva e Quilodônia Ribeiro Rego.
A descrição feita pelo próprio padre Cincinato, no Livro de Matricula Geral do Clero da Arquidiocese de São Luís, faz um relato de 1919, quando chegou no Maranhão até assumir a Paróquia de São Benedito de Pedreiras.
Padre Cincinato Ribeiro Rego chegou no Maranhão, cidade de Nova Iork, a 22 novembro de 1919 em companhia dos seus pais. No ano seguinte fixou residência a cidade Pastos Bons. Em maio de 1922 ingressou no seminário menor de Santo Antônio, em São Luís. Nesse seminário fez todos os cursos preparatório: Filosofia e Teologia.
Sua primeira missa foi celebrada na igreja Santo Antônio, São Luís. Em setembro cantou sua primeira missa, onde ficou até janeiro de 1935. Em março de 1939 toma posse da Paróquia do Alto Parnaíba; permanece apenas onze meses. Assume a Paróquia de São Benedito em 11 de maio de 1940, ficando na mesma até 1948.