Epifania do Senhor: "As nações de toda terra hão de adorar-vos, ó Senhor!" (Sl. 71)

domingo, 8 de janeiro de 2012 0 comentários
Imagens dos Reis Magos no presépio da Igreja Matriz.
Celebramos neste domingo (08), a festa da Epifania de Jesus, mais conhecida como festa dos Reis Magos. Mas, o que é epifania?



A Epifania é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e salvador do mundo. Juntamente com o baptismo de Jesus no Jordão e as bodas de Caná, a Epifania celebra a adoração de Jesus pelos magos vindos do Oriente.
Nestes magos, representantes das religiões pagãs circunvizinhas, o Evangelho vê as primícias das nações, que acolhem a Boa-Nova da salvação pela Encarnação.
A vinda dos magos a Jerusalém, para adorar o rei dos judeus, mostra que eles procuram em Israel, à luz messiânica da estrela de Davi, Aquele que será o rei das nações.
Homilia do Pe. José Geraldo Teófilo na missa da Epifania dia 08/01/2012


A sua vinda significa que os pagãos não podem descobrir Jesus e adorá-Lo como Filho de Deus e Salvador do mundo, senão voltando-se para os Judeus e recebendo deles a sua promessa messiânica, tal como está contida no Antigo Testamento. A Epifania manifesta que todos os povos entram na família dos patriarcas e adquirem a "israelitica dignitas" – a dignidade própria do povo eleito.
Leia mais sobre este momento da nossa fé no blog "Tu es Petrus".

0 comentários:

Postar um comentário